Neyde Lantyer


︎ Artwork
︎ Projects
︎ Texts
︎ Media
︎ Bio 
︎ Contact



︎


“For most of history, Anonymous was a woman.” _Virginia Woolf

“The truth is, I often like women. I like their unconvetionality. I like their completeness. I like their anonimity.”  _Virginia Woolf


Live Interview – Histórias que Guardamos

Transmitido ao vivo em 15 de set. de 2020




Em sua #21 edição, o projeto de entrevistas Vivendo em Casa, acerca da fotografia e suas relações, se realizará excepcionalmente às 18h do Brasil e 23h da Holanda, de onde a convidada falará. O programa terá a mediação do fotógrafo e jornalista [DRT 5300] baiano Marcelo Reis [@marceloreis], do Instituto Casa da Photographia de Salvador, com transmissão ao vivo nos canais Facebook e YouTube Marcelo Reis (@marceloreis), e Facebook do Instituto Casa da Photographia.

Marcelo Reis conversará com NEYDE LANTYER, artista visual e pesquisadora em memória, identidades femininas e imagem, cujo trabalho tem sua origem na fotografia autoral ou apropriada e desdobra-se em videos, gravuras e impressões, objetos, textos e instalação. Neyde Lantyer investiga fragmentos de memórias coletivas e pessoais, contemplando gênero, sócio-política, migração, pertencimento e exclusão.

Mestranda em Artes Plásticas na Universidade do Porto, Portugal, Neyde pós graduou-se em Histories and Theories of Photography pela Universidade de Leiden, na Holanda, estudou Artes Plásticas EBA-UFBa (inconcluso). Seus estudos incluem também Serviço Social na UCSal (concluído em 1984) e Comunicação e Jornalismo UFBa (inconcluso), alem de formações em Fotografia, Vídeo e Cinema na Holanda e no Brasil.

Neyde Lantyer trabalhou por 10 anos como restauradora fotográfica ajudando a recuperar importantes arquivos holandeses e seu trabalho vem sendo exposto na Europa e no Brasil. Sua pesquisa artística em fotografia e trajetórias femininas “Histórias que Guardamos” tem sido selecionada e apresentada em universidades, museus e eventos à exemplo da Conferência de Gênero nas Artes, Universidade de Lisboa, Portugal, 2017, e na Universidade de Perugia, Itália, 2019.
Vive há 22 anos em Amsterdam, na Holanda, de onde concederá a entrevista.

Nesta terça-feira, dia 25 de agosto de 2020, as 18h nos canais Facebook e do YouTube de Marcelo Reis (@marceloreis), e Facebook do Instituto Casa da Photographia, e não mais no Instagram, como habitualmente apresentado.

Acesse nossos canais e participe.

Meus canais
YOUTUBE: https://bityli.com/bu42H
Facebook: https://bityli.com/ZHJU1