VIDEOS

ART



UmaHomenagem (2021)



NDSM (2016)

Martha (2016)

Bloemendaal (2016)

EXHIBITIONS


Bienal do Sertão (2023)




LECTURES, TALKS, PRESENTATIONS


Racismo à Brasileira (2023) w/Fabiane Albuquerque /
Matriarcado por Fabiane Albuquerque e Neyde Lantyer



Limbo (2022)

Margem (2022)

"Não Sei", Poem by Marcia Falcão Barreiros (2020)

Histórias que Guardamos
University of Perugia, IT
Lecture (2018)




INTERVIEWS


In the Process of Making
By Margô Dalla (2023)











Live Interview – Histórias que Guardamos

Transmitido ao vivo em 15 de set. de 2020




Em sua #21 edição, o projeto de entrevistas Vivendo em Casa, acerca da fotografia e suas relações, se realizará excepcionalmente às 18h do Brasil e 23h da Holanda, de onde a convidada falará. O programa terá a mediação do fotógrafo e jornalista [DRT 5300] baiano Marcelo Reis [@marceloreis], do Instituto Casa da Photographia de Salvador, com transmissão ao vivo nos canais Facebook e YouTube Marcelo Reis (@marceloreis), e Facebook do Instituto Casa da Photographia.

Marcelo Reis conversará com NEYDE LANTYER, artista visual e pesquisadora em memória, identidades femininas e imagem, cujo trabalho tem sua origem na fotografia autoral ou apropriada e desdobra-se em videos, gravuras e impressões, objetos, textos e instalação. Neyde Lantyer investiga fragmentos de memórias coletivas e pessoais, contemplando gênero, sócio-política, migração, pertencimento e exclusão.

Mestranda em Artes Plásticas na Universidade do Porto, Portugal, Neyde pós graduou-se em Histories and Theories of Photography pela Universidade de Leiden, na Holanda, estudou Artes Plásticas EBA-UFBa (inconcluso). Seus estudos incluem também Serviço Social na UCSal (concluído em 1984) e Comunicação e Jornalismo UFBa (inconcluso), alem de formações em Fotografia, Vídeo e Cinema na Holanda e no Brasil.

Neyde Lantyer trabalhou por 10 anos como restauradora fotográfica ajudando a recuperar importantes arquivos holandeses e seu trabalho vem sendo exposto na Europa e no Brasil. Sua pesquisa artística em fotografia e trajetórias femininas “Histórias que Guardamos” tem sido selecionada e apresentada em universidades, museus e eventos à exemplo da Conferência de Gênero nas Artes, Universidade de Lisboa, Portugal, 2017, e na Universidade de Perugia, Itália, 2019.
Vive há 22 anos em Amsterdam, na Holanda, de onde concederá a entrevista.

Nesta terça-feira, dia 25 de agosto de 2020, as 18h nos canais Facebook e do YouTube de Marcelo Reis (@marceloreis), e Facebook do Instituto Casa da Photographia, e não mais no Instagram, como habitualmente apresentado.

Acesse nossos canais e participe.

Meus canais
YOUTUBE: https://bityli.com/bu42H
Facebook: https://bityli.com/ZHJU1


Sua luta é uma arte

Terça 16/6/2020 – 19h Brasil – 00h Amsterdam


Fui entrevistada pelo ator e advogado Jaime Cunha. Sigam pelo Instagram @jaimeacunha






Canal FIBRA @ Youtube
Transmitido ao vivo em 28 de jun. de 2020



Fui moderadora, junto com o ator Carlos Lagoeiro (Teatro Munganga, Amsterdam), da live VOZES DE FIBRA sobre a luta da área da Cultura no Brasil. O programa foi produzido pelo Coletivo Amsterdam pela Democracia no Brasil e a Frente Internacional de Brasileiros contra o Golpe (FIBRA)


CULTURA E RESISTÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA E BOLSONARISMO


Ultrapassados 50 mil mortos, a pandemia avança veloz no Brasil, devastando as populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas e favelizadas. O país está à deriva, sem ministro da Saúde e sem qualquer política de enfrentamento da crise. Um presidente genocida, semeador do ódio, ridiculariza o virus, desdenha dos mortos e incentiva a invasão de hospitais. A FIBRA e os brasileiros vivendo fora assistimos estarrecidos à essa trágica apoteose do ataque à democracia, à cultura e à vida no Brasil, desencadeado pelo golpe de 2016, que culminou com a eleição do fascista Jair Bolsonaro. Desde então está em curso uma guerra cultural cuja intenção é destruir a identidade e a memória brasileiras, nosso arcabouço cultural e as ricas manifestações da nossa diversidade.

Sofrendo ataques sistemáticos, a extinção da pasta e sucessivos vetos e cortes no orçamento, perseguições, suspensões de editais e censura, o setor da Cultura tem sido tambem duramente atingido pela pandemia. Diretamente dependente do público, da presença humana, da interação, do contato físico e da venda de ingressos, o setor vê todas as suas atividades paralisadas sem nenhuma previsão de retorno e sem qualquer política de amparo aos trabalhadores do setor. A Lei Aldir Blanc, criada por ativistas culturais e pelos partidos progressistas para prestar tal socorro, foi aprovada pela câmara e pelo senado e ainda aguarda sanção presidencial.

Neste domingo, 28/06, o Vozes de FIBRA conversa com Ana Lúcia Pardo, membro da Articulação Nacional da Lei Emergencial Aldir Blanc e com o artista e ativista Fernando Sato, sobre a resistência da Cultura contra o fascismo, a luta pela aprovação da Lei Aldir Blanc e a rede de solidariedade que vem ocupando todos os cantos do país. Fazendo jus à maravilhosa tradição junina brasileira, o programa contará com a participação especial da banda de pífanos Epifolias. A moderação será de Carlos Lagoeiro e Neyde Lantyer, do Coletivo Amsterdam.

FIBRA / Coletivo Amsterdam pela Democracia no Brasil
28/06
10h Brasília / 14h Lisboa / 15h Amsterdam

Convidados:

Fernando Sato (Jornalistas Livres) + Ana Lúcia Pardo (Ocupa MINC e Articulação Lei Aldir Blanc) + Epifolias (Banda de Pífanos)






COM@TEMPORANEA 
Web-program with Margô Dalla
Youtube
2020


I am in a new web-program about art,  hosted by @MargoDalla at Youtube






O QUE É ARTE?

Program nr 02.





Follow @margodalla’s channel for new episodes