neyde lantyer


︎ Home
︎ Artworks
︎ Projects
︎ Videos
︎ Texts
︎ Biography
︎ News
︎ Contact



︎


“For most of history, Anonymous was a woman.”
_Virginia Woolf

2021 - ENTREMEIOS
            OMuseu FBAUP
            Porto - Portugal




A mostra ENTREMEIOS consiste num recorte das experimentações e pesquisas até aqui desenvolvidas pelos estudantes do 2o Ano do MAP do Estúdio de Intermédia.

São trabalhos que reunem reflexões, argumentos e buscas artísticas levadas a termo num momento histórico peculiar e, consequentemente, por ele marcados. Desta forma, é uma mostra não apenas de escolhas estéticas de um grupo de indivíduos em processo, como também de desafios com que foram confrontados neste ano em qu

e a pandemia do coronavirus protagonizou o debate social ao redor do mundo, fazendo com que as proposições apresentadas sejam, ainda que subjetivamente, indissociáveis de uma reflexão maior acerca da destruição do Planeta, conflitos políticos, escassez, os afetos, o medo e ou mesmo a morte.

Heterogênea e individualizada, a mostra espelha o seu campo de investigação - a Intermédia. Contemplando uma multiplicidade de processos e um sem-número de abordagens técnicas e conceptuais, investigações tecnológicas, novos mídias, instalações, estruturas e dinâmicas variadas, o sentido da palavra Intermédia converge com o caráter da mostra, e está presente e “entrelaçada” na palavra que a nomeia:




Neyde Lantyer “The stranger”, video, 2020


Considerando que arte é processo e produto da própria tessitura, espaço, tempo, movimento e matéria, método de produção, material escolhido, fontes de informação acessadas e contexto - (político, cultural e subjetivo) em que se assenta, poder-se-á especular que o momento presente tanto desarmou como, contraditoriamente, estimulou novos impulsos criativos, imprimindo a sua marca na investigação e na experiência transcorridas nesta espécie de “momento suspenso”, neste “intervalo”, um “entremeio”.

A mostra ENTREMEIOS é o compartilhamento de processos artísticos-narrativos desenvolvidos neste “estado intermediário entre dois pontos genéricos”, podendo ser contemplada como um anseio por diálog

o e por articulações que permitam o fruir de novas potências.

“O meio é a mensagem” _McLuhan


Neyde Lantyer


More photos of the exhibition: